
Eletricista

O eletricista é o profissional responsável pela implementação, manutenção e reparação de instalações elétricas, tanto residenciais quanto industriais. Além disso, o eletricista realiza a instalação, vistoria e reparo de aparelhos elétricos, eletrônicos e de redes de distribuição de energia.
Também pode se especializar em instalações elétricas específicas, como as de navios e aviões, além de plataformas móveis, dados e cabos.
Entre as competências e habilidades cotidianas da função estão: montagem e manutenção de sistemas elétricos, aparelhos receptores de sinais, eletrodomésticos, computadores e demais sistemas. Por conta disso, o profissional pode exercer atuação em condomínios, fábricas, estabelecimentos, entre outras possibilidades.
As principais atividades de um eletricista estão atreladas à manutenção elétrica e à instalação de equipamentos eletrônicos. Geralmente, o mercado de trabalho para o profissional segue as tendências de aquecimento na construção civil e na área industrial.
O eletricista também deve fazer uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), saber utilizar aparelhos como o multímetro e amperímetro, conhecer normas técnicas e procedimentos de segurança e primeiros socorros.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o eletricista desenvolve, em seu dia a dia, as seguintes atividades:
-
Planejar serviços elétricos;
-
Realizar instalação de distribuição de alta e baixa tensão;
-
Montar e reparar instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços;
-
Instalar e reparar equipamentos de iluminação de cenários ou palcos.
O eletricista pode atuar nos mais diversos tipos e segmentos da indústria, em empresas de manutenção ou como autônomos. É possível também trabalhar como funcionário público ao prestar concurso.
Nesse sentido, o eletricista pode exercer atuação em variadas frentes. Confira alguns dos exemplos disponíveis:
-
Eletricista doméstico: o eletricista doméstico é responsável pela manutenção e instalação de componentes elétricos residenciais, o que envolve eletrodomésticos, fiação elétrica, luzes e eletricidade.
-
Eletricista industrial: o eletricista industrial atua nas grandes indústrias, o que envolve maior uso de energia elétrica se comparado a projetos residenciais, por exemplo.
-
Eletricista de manutenção: o eletricista de manutenção, assim como o nome sugere, atua na manutenção de sistemas elétricos, garantindo seu pleno funcionamento. Nesse sentido, sua atuação é comum em grandes fábricas.
-
Eletricista comercial: o eletricista comercial atua em shopping centers, escritórios, além dos demais meios comerciais. Para isso, o profissional fiscaliza e atua na instalação de componentes elétricos nos ambientes citados.